Turismo em Foz

Foto: Antônio Pitondo

 

Formado em 1982, com o fechamento das comportas do canal de desvio, o reservatório tem área de 1.350 km², sendo 770 no lado brasileiro e 580 no lado paraguaio. A profundidade média do reservatório é de 22 metros, podendo alcançar 170 metros nas proximidades da barragem. O lago possui também 66 pequenas ilhas, das quais 44 estão na margem brasileira e 22, na paraguaia.

O lago criou uma série de alternativas econômicas que estão sendo exploradas, com a implantação de grande número de instalações de lazer como clubes, praias artificiais, ancoradouros, marinas e parques. As concessões para esse fim, sempre de caráter coletivo, atraem milhares de pessoas para o lazer, em locais dotados de conforto e onde são realizadas competições esportivas, festas regionais e encontros culturais.

A formação do lago não mudou apenas o aspecto geográfico da região. Várias praias artificiais foram criadas ao longo das margens do lago; as de Foz do Iguaçu (Terminal Turístico Três Lagoas), Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia e Santa Helena são bem estruturadas e excelentes opções de lazer.

 

SITE: Itaipu