Turismo em Foz

A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos realiza, em parceria com a Gestão Integrada, ações para o desenvolvimento do turismo, indústria e comércio com o objetivo de fomentar a geração de renda e emprego. A estrutura está dividida em sete departamentos: o Gabinete do Secretário, o Departamento de Desenvolvimento de Turismo, a Diretoria de Promoção, Marketing e Eventos, a Diretoria de Assuntos Internacionais, a Diretoria de Empreendedorismo, a Diretoria de Captação de Recuros e Investimentos, a Diretoria de Desenvolvimento Industrial, Comercial e de Serviços, a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Integração Regional e a Diretoria de Projetos Estratégicos. 

 

Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos

Avenida das Cataratas, 2.330 - Vila Yolanda - CEP 85.853-000
Telefone: (45) 2105-8100 / Fax: (45) 2105-8115
Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h30
Posto de Informações Turísticas na Secretaria: Diariamente, das 7h às 23h

 


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Em agosto de 1980, aconteceu no Hotel Bourbon o "I Seminário de Turismo" de Foz do Iguaçu, no qual participaram entidades públicas e privadas, técnicos e autoridades, com o objetivo de congregar e coordenar as atividades relacionadas ao planejamento e desenvolvimento do município.

Um dos resultados mais efetivos foi a proposta de criação de uma Secretaria, adotando-se um plano diretor e uma política de turismo. A viabilização da Secretaria Municipal de Turismo aconteceu três meses após o referido Seminário, efetivado através da Lei nº 1.081, de 19 de novembro de 1980.

No ano de 1987, foi encaminhado à Câmara Municipal um anteprojeto de Lei da criação de uma empresa de economia mista para o gerenciamento do turismo, mas não se conseguiu efetivar a constituição desta empresa. Em janeiro de 1989, assumiu uma nova equipe na Secretaria de Turismo, que apresentou um Projeto Lei substitutivo pleiteando novamente a criação de uma empresa, e finalmente em 21 de dezembro de 1989 foi aprovada, através da Lei nº 1.470, a criação da "Foz do Iguaçu Turismo S/A – FOZTUR", uma empresa de economia mista, 51% do seu capital subscrito pelo município de Foz do Iguaçu e 49% pela iniciativa privada.

Em dezembro de 1998, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei propondo a reestruturação organizacional da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e, conforme o disposto no artigo 44º, da Lei nº 2.184, de 23 de dezembro de 1998, propôs-se a extinção da FOZTUR, criando a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Esta nova Secretaria assumiu as atribuições desenvolvidas pela FOZTUR e também as atribuições da extinta Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Abastecimento.

Em janeiro de 2001, com a Lei nº 2.362, é criada a Secretaria Municipal de Turismo, desmembrando-se a atividade turística do setor de indústria e comércio.

No ano de 2017, houve a fusão das Secretarias de Turismo e Trabalho, Desenvolvimento Sócioeconomico, formada a partir da Lei 4527 de 17 de julho de 2017.