08/11/2019 15:49
A fonoaudióloga Isabel Senandes Silva Machado recebeu a honraria na manhã desta sexta-feira, 08, na Câmara de Vereadores

A fonoaudióloga do município Isabel Senandes Silva Machado foi congratulada na manhã desta sexta-feira (08), com título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu. A solenidade, realizada na Câmara de Vereadores, contou com a participação do prefeito Chico Brasileiro (PSD) e  do vice-prefeito Nilton Bobato (MDB). A proponente da honraria foi à vereadora Inês Weizemann (PSD).

Nascida em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Isabel Senandes Silva Machado foi criada em uma família simples. A mãe era professora e o pai funcionário público. Ainda pequena, mudou-se com os pais para Santa Maria, onde estudou até se graduar em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Santa Maria. Ela atuou como fonoaudióloga no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no Paraná, Isabel trabalhou em Campo Mourão e Quedas do Iguaçu.

Isabel chegou à fronteira acompanhando o marido Waldimir, que veio trabalhar na Itaipu Binacional. Aqui na cidade, a família criou os dois filhos, que moram atualmente em Porto Alegre. Isabel foi a segunda fonoaudióloga contratada pelo município e atuou no Centro de Especialidades Médicas (CEM) na Avenida Paraná e em várias Unidades de Saúde da cidade.

Além de atender clinicamente nas UBS da AKLP e do Morumbi II, Isabel também trabalhou na Rede Amamenta Brasil, incentivando a amamentação materna.

Reconhecimento
Como profissional, a fonoaudióloga é reconhecida por fazer sempre uma interface positiva com os profissionais de outras áreas como enfermagem, odontologia e medicina, o que permitiu a Isabel ter uma atuação mais holística. Isabel sempre diz que aprendeu e segue aprendendo com os pacientes, colegas e com os servidores que labutam diariamente para fazer do serviço público municipal um serviço de qualidade, do qual são merecedores todos os usuários do Sistema Único de Saúde.

Homenagem
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) falou sobre a entrega do título: “Quero em nome da prefeitura externar a importância de termos homenagem a um servidor público, principalmente quando é por merecimento, pelo serviço prestado, pela construção que se faz dentro do serviço público. Muitas vezes vários grupos tentam vender a ideia do servidor público com demérito, sei que a grande maioria age com mérito”.

Na opinião do prefeito Chico, “temos um caso concreto de uma servidora. Trabalhei com ela na unidade de saúde da AKLP. Ela é uma daquelas servidoras que faz mais do que está na sua missão, ela faz além de sua obrigação. Foi isso que todos nós que a conhecemos presenciamos. Todos os pacientes que foram tratados e acompanhados. Falo de um ponto específico desse trabalho dela na área de amamentação, a orientação às mães. Fazer algo mais de a sua missão é o olhar coletivo, ao próximo. É muito gratificante estar hoje aqui, falo como servidor público, como colega, de uma servidora pública exemplar, que fez e registrou algo transformador na saúde pública”.

A vereadora Inês Weizemann destacou a conduta de Isabel Senandes no serviço público. “O teu jeito de trabalhar na Prefeitura é com muito amor e carinho. Somos eternamente gratos pelo teu trabalho. Uma honra te homenagear, uma pessoa de trabalho exemplar. Preciso falar que esse momento foi solicitado pelas suas colegas de trabalho. Me senti lisonjeada de poder proporcionar esse momento a vocês”.