Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

11/06/2019 14:13
Equipes do CCZ estão esta semana em três pontos do bairro para vacinar cães e gatos contra a raiva



Comente!

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua levando a vacinação antirrábica para cães e gatos em diversas regiões da cidade. Nesta semana a equipe está percorrendo o bairro Morumbi e vai realizar a vacinação em três pontos fixos, sempre no período das 09h às 13h30. 

Hoje (11), os técnicos do CCZ estiveram na Rua Beija-Flor, esquina com a Martim Pescador, em frente à Borracharia do Zé. Amanhã (12) é a vez da Rua Holanda, esquina com Rua Áustria, em frente à Mercearia Sol e na quinta-feira (13), a equipe estará na Rua Claudio Coutinho, esquina com Roberto Batata, ao lado da Unidade de Saúde.

A ação itinerante visa prevenir o surgimento de casos de raiva em animais na cidade e conscientizar a população para importância da vacinação. “O último registro de raiva na cidade foi em 2005, porém, em 2017, houve um aumento significativo de raiva em morcegos, que saltou de uma média de 9 para 31 casos”, esclareceu o veterinário e chefe do CCZ, Carlos Eduardo Santi.

A ação de prevenção teve início no final do ano passado e já percorreu as regiões norte (Itaipu C) e nordeste (Três Lagoas), onde foram imunizados mais de 5 mil animais. Além dos bairros, o CCZ também realiza a vacinação nas edições do Foz ComUnidade, uma ação do governo que leva aos bairros da cidade vários serviços da prefeitura. 

“Pretendemos concluir a vacinação em todos os bairros até o final do ano. Cada dia estamos em um local diferente para garantir a imunização dos animais”, afirmou Santi. Além da vacinação itinerante, desde agosto do ano passado o município fornece a vacinação gratuitamente na sede do CCZ. 

Raiva
A raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.

ORIENTAÇÕES
- Cães devem ser conduzidos com guia e coleira, por pessoa maior de idade. 
- Gatos devem ser transportados em caixas de transporte próprias;
- Proprietários devem levar saquinho para recolher as fezes do seu animal;
- Cães e gatos com mais de 3 meses de idade devem ser vacinados;

ATENÇÃO
- Evite tocar em morcegos caídos (vivos ou mortos) e não deixe cães e gatos terem contato com estes animais
- Se for mordido por um animal, lave o local com água e sabão e procure uma unidade de saúde imediatamente. O animal agressor deve ser observado por dez dias;
- Se tiver contato com morcego, lave o local com água e sabão e procure a UPA imediatamente;
- Não mate os morcegos, eles são animais silvestres, protegidos por lei e são necessários ao equilíbrio ambiental;
- Mantenha cães e gatos em casa. Animal que tem acesso à rua provoca muitos problemas à sociedade (acidentes de trânsito, agressões, transmissão de doenças, reprodução indesejada e abandono de filhotes).

Comentário