08/11/2018 14:06
Praça da Vila C Nova receberá, a partir das 14 horas, oficinas artísticas, contação de histórias e recreação Infantil

Chegou a vez da comunidade da Vila C receber o projeto “Eu, você e uma história”.O encontro acontecerá neste sábado (10) na Praça da Vila C Nova, também conhecida como “Praça da Mentira”, a partir das 14 horas, e contará com oficinas artísticas, contação de histórias e recreação infantil. A praça fica localizada em frente à Escola Municipal Padre Luigi Salvucci.

O espaço também receberá o cantinho especial da leitura, onde fica o varal dos desenhos, que abriga as pinturas produzidas pelos pequenos ao longo do dia.  A programação é aberta ao público em geral e é totalmente franca.
A realização é do Governo do Município de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural, e tem como patrocinadores a Itaipu Binacional, a Rede Regional de Cultura e Patrimônio BP3 e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

A agenda cultural inicia às 14h com a oficina “Caixa de Memória” um jogo que mistura literatura folclórica com atividades que estimulam a criatividade, a imaginação e a interatividade. A atividade desenvolvida pelo grupo BrincadeRia Circo Show vai despertar o prazer pela leitura de uma maneira divertida e lúdica.
É de dentro de uma caixa que surgem dinâmicas divertidas que envolverão a garotada com perguntas, respostas, imitação, brincadeiras de trava línguas, entre outras formas de interação. Se a “Caixa da Memória” desperta o desejo pelo conhecimento, o “Livro que tudo sabe” vai trazer as respostas para as perguntas feitas pela caixa, e também novas dúvidas, no ciclo inesgotável do conhecimento.

Às 15h, é a vez da sessão de contação de histórias. O ator Renan Kronitski vai contar e encenar três histórias, duas delas são da autora Ana Maria Machado: “A dona baratinha” e “Menina Bonita do Laço de Fita”, e “Cinderela Magrela”, da escritora, Helena Ritto. Ao final da contação, às 16h, o grupo BrincadeRia Circo Show volta à cena para realizar mais uma oficina “Caixa da Memória”.

Eu, você e uma história
O projeto já passou pelas regiões de Três Lagoas, Jardim América, Jardim São Paulo e Carimã, com edições na Fundação Cultural e na Feira Internacional do Livro, onde encantou os moradores e principalmente as crianças.

Um dos enfoques do projeto é justamente estimular o gosto pela leitura no público infantil através de ações lúdicas e prazerosas.  Formar novos leitores é um desafio do “Eu, você e uma história” que pretende lançar as sementes do hábito da leitura na infância, principal fase para forjar cidadãos leitores.

A programação acontece sempre aos sábados em espaços de convivência em várias regiões da cidade, dentre praças, Centros Escola Bairro e Associações de Moradores, envolvendo todas as faixas etárias, de crianças a idosos. Dança, música, teatro e artesanato compõem o diálogo para incentivar a leitura.

Os moradores estão tendo acesso à literatura e desenvolvendo o gosto pela leitura através de atividades lúdicas, educativas e prazerosas.  É a descentralização da cultura sendo colocada em prática.