11/10/2018 08:36
Associação de Moradores do bairro será palco de uma série de atrações para a garotada a partir das 10 horas da manhã

Para comemorar o Dia das Crianças, o projeto “Eu, você e uma história” chega com várias atividades artísticas e recreativas ao bairro Jardim América neste sábado (13). A programação acontecerá a partir das 10 horas na Associação de Moradores e contará com atividades de contação de história, oficinas de circo e dança, além da recreação, com direito a cama elástica, piscina de bolinha, pintura de rosto e algodão doce.

O projeto realizado pela Fundação Cultural em parceria com a Itaipu e a BP3 – Rede Regional de Cultura e Patrimônio – conta nesta edição com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra crianças e adolescentes e erradicação do trabalho infantil.

A Trupe Luz da Lua vai ministrar uma oficina de arte circense para crianças e adolescentes. O curso vai ensinar práticas de malabarismo, acrobacias e equilibrismo. É uma introdução ao mundo do circo que desenvolve habilidades físicas através do lúdico e valoriza a cultura popular brasileira.
Além do circo, as crianças poderão participar de uma oficina de dança, intitulada “Contos Clássicos”, que desenvolverá a criatividade musical e corporal através da contação de histórias tais como: Os 3 Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os 7 anões e a Bela Adormecida. A atividade será conduzida pela dançarina Aline Galvan. Os pequenos vão sugerir trilhas sonoras para cada situação dramática da história e compor junto com a artista coreografias para cada música escolhida.

O encerramento contará com a contação de “O pequenino grão de areia”, uma obra de autoria do escritor João Falcão, que ganha vida através da atuação do artista iguaçuense, Weverton Inácio.  “O pequenino grão de areia” conta a história de um grãozinho de areia da praia que se apaixona por uma estrela no céu. O texto fala sobre a superação de obstáculos, autoestima, coragem, superação dos limites, respeito à diversidade e a importância de se acreditar nos sonhos.

Ao longo de toda a programação, as crianças também poderão se divertir com atividades recreativas, como espaço para pintura e desenhos, piscina de bolinha, cama elástica, além de muito algodão doce.

Eu, você e uma história
O projeto “Eu, você e uma história” é uma iniciativa inédita de incentivo à leitura que dá vida e movimento à leitura ao levar para várias comunidades ações culturais como contação de história, oficinas de artesanato, dança e teatro; todas colocando a leitura no centro da política pública. De acordo com a Diretora Cultural, Vera Vieira,  “Eu, você e uma história é uma das ações que estão sendo desenvolvidas dentro do compromisso de promover o acesso ao livro e à leitura. O diferencial deste projeto de inclusão, integração e desenvolvimento da cidadania cultural é a integração de várias artes e linguagens para despertar o interesse pela leitura”.