Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis
Agência de Notícias

27/02/2018 07:48
A Feira Internacional de Turismo Térmico, Saúde e Bem-estar será realizada no Hotel Recanto Cataratas e teve a data alterada para o período de 12 a 14 de setembro deste ano.



Comente!

Realizada pela primeira vez num país de língua portuguesa, a Feira Internacional de Turismo Térmico, Saúde e Bem-estar (Termatalia) terá um evento científico sobre água e termalismo e uma jornada de hidrologia médica com especialistas de várias partes do mundo. 

Além da jornada de hidrologia médica, que terá parceria com o curso de medicina da Unila, o evento científico contará também com paineis sobre cidades inovadoras, sustentáveis e termais, o que deverá atrair a presença de gestores públicos de várias cidades. 

Destacam-se, ainda, como eventos paralelos, o Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago e o concurso Carta de Águas, que escolherá as melhores águas minerais do mundo na atualidade. 

Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o evento, que contará com participantes de mais de 20 países, pelo potencial termal do Aquífero Guarani. A feira que seria realizada, inicialmente, entre os dias 19 a 21 de setembro, teve a data adiantada para os dias 12 a 14 de setembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. 

Na semana originalmente prevista, haveria uma grande concentração de eventos turísticos na cidade, o que impactará nos custos das passagens aéreas e também nas estadias. 

"Solução foi antecipar o evento em uma semana, para o período de 12 a 14 de setembro", explica o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. 

Durante a visita do diretor de Termatalia, Alejandro Rubín Carballo, à Foz do Iguaçu, na manhã de hoje (26), o diretor pontuou que mesmo com alteração da data, os agentes locais estão movidos para promover uma edição especial da Termatalia. “Nessa data, muito próxima a anterior, a Termatalia não vai competir com muitos eventos no mesmo dia. Isso fará com que os visitantes ilustres que virão de tantos países, possam conhecer com atenção e mais calma os lugares emblemáticos, encontrar-se de forma mais tranquila para ver as potencialidades do destino. Se antes teríamos uma Termatalia boa, agora teremos uma ainda melhor”, acredita.

Mesmo com a alteração da data a programação do evento continua a mesma. Serão representantes de mais de 20 países visitando a cidade para participar de todos os eventos. “A realização da Termatalia em Foz do Iguaçu vai ser um marco para o desenvolvimento do turismo termal na nossa cidade. Vai permitir que Foz seja conhecida no mundo todo pela qualidade das águas do Aquífero Guarani. A Organização Mundial de Turismo (OMT) e o Fórum Econômico Mundial indicam que o turismo de natureza e o turismo de saúde serão a tendência de viagens nos próximos 10 anos. Estamos conectados com esse movimento”, destaca Piolla.

O delegado comercial do evento em Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, adianta que serão cerca de 200 estandes com empresas de todo o mundo, expondo durante a feira. “É um evento muito técnico e ao mesmo tempo comercial. A cidade tem um momento ímpar de aprender a lidar com termalismo. Temos água termal e nossa cidade pode aproveitar muito esses conhecedores que estão vindo para cá. Cerca de 80% dos estandes já estão  negociados e temos uma margem de 20% pra negociar, são pelo menos 20 países confirmados”, explica. 

Para atender o público previsto para o Termatalia, o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, já prepara algumas atualizações na estrutura. Segundo o empresário Altino Voltolini, o resort está passando por uma reformulação para atender ainda melhor o público.  

“Temos a honra de receber o evento e o compromisso de atender ainda melhor. Felizmente fomos escolhidos para sediar o evento e vamos dar nossa colaboração, os participantes terão novidades na área de descanso e de recreação. O hóspede vai estar mais bem instalado, com espaços melhores para ficar nos dias que estiver por aqui”, adianta.

A Termatalia conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Governo do Paraná,  Embratur, Fundo Iguaçu, ICVB - Iguassu Convention Visitors e Bureau e Recanto Cararatas.

Comentário