07/12/2017 15:18
Comitiva da cidade chinesa vai levar proposta de participação no Festival de Turismo das Cataratas.

Uma comitiva da cidade irmã de Foz do Iguaçu, Xiamen (China) esteve presente hoje (05) na Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. O principal assunto discutido no encontro foi o fortalecimento do turismo entre as duas cidades. O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abou Ali, e a equipe da diretoria de Promoção, Marketing e Eventos recepcionou o grupo, formado por representantes do turismo e desenvolvimento econômico, da cidade chinesa.

Durante o encontro, as autoridades chinesas receberam informações dos atrativos da cidade e também sobre eventos realizados anualmente, movimentando a economia local. Um deles é o Festival do Turismo das Cataratas, que chegará na 13ª edição no próximo ano.  Na ocasião, o diretor de Assuntos Internacionais fez o convite para que a cidade Xiamen seja uma das expositoras durante o festival em junho de 2018.

“ Hoje fizemos o convite para que as autoridades chinesas participem do Festival de Turismo em 2018. A cidade de Xiamen é considerada um dos principais destinos turísticos chineses, recebendo 60 milhões de turistas ao ano e vendendo mais de 13 milhões de pacotes ao ano e possui interesse em atrair visitantes brasileiros”, avaliou Jihad.

Foz do Iguaçu também recebeu o convite para participar da Feira Anual de Turismo de Xiamen entre os dias 20 e 22 de abril do próximo ano. De acordo com o diretor, as negociações estão adiantadas. A feira reúne expositores, agentes de viagem e público final de 37 países. Na última edição o público foi de 160 mil pessoas.

“O Município está estudando a participação na feira com o intuito de aumentar a visitação de turistas chineses no destino. Seria uma vitrine para o turismo de Foz. Esse convite faz parte da agenda que estamos construindo desde a visita da vice-prefeita de Xiamen em Foz e do vice-prefeito, Nilton Bobato em Xiamen. Hoje recebemos pouco mais de 15 mil chineses por ano, mas com nossa hotelaria e atrativos, e claro, uma preparação, como por exemplo melhorar o atendimento no idioma chinês  nos locais para receber bem e melhor os visitantes desta nacionalidade, conseguiremos superar esse número”, pontuou o diretor.

A cidade de Xiamen conta com quatro milhões de habitantes e é referência em turismo na China.

Comitiva

A comitiva de Xiamen é composta por Guo Daosheng, do setor de Turismo, Ying Huang da prefeitura, Jian Chang Wu, chefe do Bureau de Comércioe Yang Peng, chefe da divisão do setor de Turismo.

De Foz do Iguaçu, além do diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abou Ali, também participaram as servidoras Samira Omairi (Assuntos Internacionais), Iara Flores e Jandira Cordeiro e Neumari Cristhine do Departamento de Marketing, Promoção e Eventos.