14/06/2017 16:17
Jogos serão no ginásio da Assemib e seguem até domingo (18). Competição feminina Taça Sub 14 acontece paralelamente

O II Campeonato de Basquetebol Master Feminino (30+) será realizado em Foz do Iguaçu, no Ginásio da Assemib (Associação dos empregados da Itaipu Binacional localizado na Avenida Araucária, 716 – Vila A) a partir de amanhã (15) e segue até domingo (18). Campeonato contará com oito equipes e participação especial de ex-atletas da seleção brasileira, Jucimara Dantas (jogando por Foz) e Alessandra dos Santos (jogando pela equipe do Mato Grosso – Interação/MS).

Essa é a segunda vez que Foz sedia o evento. O campeonato era apenas triangular nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Irati e em 2015 a representante da Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi), Fran Alves, foi convidada para participar em uma etapa em Irati, jogando pela cidade de Apucarana e na ocasião surgiu a ideia de fazer em Foz do Iguaçu. “Como eu faço parte do time adulto representando Foz do Iguaçu e também da diretoria da Associação de Basquetebol de Foz do Iguaçu, falei: porque não? Cheguei a Foz, conversei com os técnicos que também fazem parte da diretoria da Abasfi, e me incentivaram a fazer”, explica Alves.

Após a decisão, junto com as coordenadoras de Irati, Curitiba e Ponta Grossa, Foz do Iguaçu passou a integrar a etapa. “Com isso, agora somos quadrangular. Porém, para realizar um campeonato a cidade sede deve comportar as equipes, as principio somos nós quatro representando o Paraná, cidades/equipes convidadas fica a critério da cidade sede. Ano passo por ser a primeira vez que realizamos, tivemos sete equipes. Esse ano, vamos ter 8 equipes”, esclarece Fran.

Este ano, as equipes que participarão do campeonato são a Foz Ladies Master, Clube Curitibano, VBPG Maringá, Basquete Interação MS, Marilândia do Sul, Club Área 4 PY e Mix Basket Brasil. “Nossa finalidade é fomentar a integração social esportiva e o desenvolvimento do basquetebol Feminino Master (30+) em Foz do Iguaçu”, acrescenta Fran.

O Foz Ladies Master é representado pelas atletas:

- Fran Alves - coordenadora

- Milena Mattos

- Emili Talevi

- Luciene Borges

- Sussiane Finck

- Marilia Knaut

- Sandra Rosa

- Valda Fortunato

- Marcilene Leite

- Claudia Geremia

- Roberta Amaral

- Luciana Barpp

- Ariana Dellani

- Jucimara Dantas

Técnico: Douglas Stapf

Taça Paraná Sub14 feminina

A Taça Paraná Sub14 Feminina também será realizada entre os dias 15 e 18 de junho a contando com 10 equipes e cerca de 120 atletas. O campeonato faz parte do calendário oficial da Fprb (Federação Paranaense de Basketball) e é organizado pela Smel (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Foz do Iguaçu) e ABASFI (Associação de Basquete de Foz do Iguaçu). Os jogos acontecerão no Flamenguinho (Vila Yolanda) e no ginásio da Escola Estadual Bartolomeu Mitre (centro).

Participam do campeonato duas equipes de Foz, com as atletas formadas nas categorias de base da SMEL, grande maioria nos núcleos esportivos.

Grupo A

- Sociedade Thalia/Curitiba