Buscar
PORTAL
DA SAÚDE
PORTAL
24 HORAS
Iptu Issqn Refis
Refis Refis

Foz do Iguaçu está localizada no extremo oeste do Paraná, na divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina. A cidade é centro turístico e econômico do oeste do Paraná e é um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros. Com cerca de 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu é caracterizada por sua diversidade cultural. São aproximadamente 80 nacionalidades, sendo que as mais representativas são oriundas do Líbano, China, Paraguai e Argentina.

Principais Atrativos

Cataratas

As Cataratas do Iguaçu foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu com canoas adquiridas dos índios Kaingang (guaranis), na tentativa de alcançar o Rio Paraná. As cataratas receberam, então, seu primeiro nome da cultura ocidental: Salto de Santa Maria, no entanto, prevaleceu mesmo o termo adotado pelos guaranis: Iguaçu (muita água).

As Cataratas do Iguaçu são, na verdade, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Três quartos das quedas situam-se na Argentina e podem ser melhor vistas do lado brasileiro. São cercadas por parques nacionais de Mata Atlântica. No Brasil, pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939 e, na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú. É uma área com fauna e flora ricas.

Itaipu

A maior hidrelétrica do Mundo em geração de energia e 7ª maravilha do mundo moderno é um empreendimento binacional entre Brasil e Paraguai. Itaipu é responsável pelo fornecimento de 19,3% de todo consumo brasileiro. Seu empreendimento teve início em 1974. Hoje com uma potência instalada de 14.000 MW, a maior hidrelétrica do mundo em sua categoria é uma atração por sua própria grandiosidade.

Parque das Aves

O Parque das Aves é um santuário ecológico, que une ecoturismo com conservação ambiental. Predominam aves brasileiras, porém há espécies da Austrália, África e Ásia representadas. Imensos viveiros proporcionam um conhecimento básico de aproximadamente 900 aves, de 150 espécies.

Espaço das Américas

Projetado pelo arquiteto Domingos Bongstabs, o Espaço das Américas foi construído para ser utilizado na Educação Ambiental e também visando promover a unidade cultural das Américas portuguesa e espanhola.

População

Foz do Iguaçu tem uma composição étnica muito variada e interessante, estimando-se hoje uma população de 263.508 habitantes.

A cidade abriga cerca de 80 das 192 nacionalidades existentes no mundo. Caminhando pelas ruas da cidade não é surpresa nenhuma deparar-se com japoneses, chineses, coreanos, franceses, bolivianos, chilenos, árabes, marroquinos, portugueses, indianos, ingleses, israelenses e tantas outras nacionalidades, sem contar ainda paraguaios e argentinos. Os diferentes grupos étnicos residentes na cidade fazem de Foz do Iguaçu uma das cidades mais cosmopolitas do Brasil.

(Estimativa IBGE - Julho/2013)

Pratos Típicos

Dourado Assado

O prato tradicional servido nos diversos restaurantes da cidade é o Dourado, originário das águas do baixo Paraná, de carne muito saborosa. Normalmente, pescam-se exemplares com cerca de 70 centímetros de comprimento e peso de 6 quilos, mas existem registros de peixes com 1,4 metros e mais de 30 quilos.

A Pesca ao Dourado é o evento mais tradicional de Foz do Iguaçu. Anualmente, traz inúmeros pescadores de todo o Brasil, que vêm em busca do sabor incomparável desse peixe de carne branca e macia.

Pirá de Foz

Criado em 1996, o prato típico da cidade é o “Pirá de Foz”. Eleito entre vários outros pratos à base de peixe, o prato foi idealizado por Dirceu Vieira dos Santos, cozinheiro do Hotel Bourbon.

Na linguagem tupi-guarani, “pirá” significa peixe, sendo que na receita original o peixe utilizado é o surubim, de carne saborosa, encontrado nos rios da região. A base do prato, ornamentado com o surubim, é molho de gengibre, purê de mandioca e arroz com espinafre.

A Lenda das Cataratas

Foto: Banco de Imagens (SMTU)

Muitas lendas indígenas contam a formação do maior conjunto de quedas d'água do planeta. Uma delas diz que os índios caingangues, que habitavam as margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, o deus serpente, filho de Tupã. O cacique da tribo, Ignobi, tinha uma bela filha chamada Naipi. Por causa de sua beleza, Naipi seria consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para seu culto. Havia, no entanto, entre os caingangues um jovem guerreiro chamado Tarobá, que se apaixonou por Naipi.

No dia em que foi anunciada a festa de consagração da bela índia, quando o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá fugiu com Naipi em uma canoa, que seguiu rio abaixo, arrastada pela correnteza. M'Boy ficou furioso quando soube da fuga e penetrou nas entranhas da terra. Retorcendo seu corpo, produziu uma enorme fenda que formou uma catarata gigantesca. Envolvidos pelas águas, os fugitivos foram tragados pela imensa cachoeira. Naipi foi transformada em rocha logo abaixo da cachoeira, fustigada pelas águas revoltas. Tarobá foi convertido em uma palmeira, situada à beira do abismo. Debaixo dessa palmeira existe uma gruta, de onde o monstro vingativo vigia eternamente suas vítimas.

Características Físicas

Área:

  • Área Urbana: 191,46 km2
  • Área Rural: 138,17 km2
  • Parque Nacional do Iguaçu: 138,60 km2
  • Área do Lago Artificial de Itaipu: 149,10 km2
  • Ilha Acaray: 0,38 km2
  • Área Total: 617,71 km2

Localização:

Extremo oeste do Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina - latitude 25º32'45" S e longitude 54º35'07" O.

Limites:

Ao norte com o município de Itaipulândia, ao sul com Puerto Iguazú (Argentina), a leste com os municípios de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu e a oeste com Ciudad del Este (Paraguai).

Clima:

Subtropical úmido, com verões quentes, geadas poucos freqüentes e chuvas em todos os meses do ano.

Temperatura:

A média anual em 2012 variou entre -1,8 ºC (mínima) e 38,2 ºC (máxima), com média de 22,1ºC. (Fonte: Ministério da Aeronáutica/DTCEA - 2012)

Altitude:

Média de 192 metros acima do nível do mar.

Umidade relativa do ar:

Média de 72,4%.
(Fonte: Ministério da Aeronáutica/DTCEA - 2012)

Precipitação pluviométrica:

Média de 102,1 milímetros
(Fonte: Ministério da Aeronáutica/DTCEA - 2012)

Relevo:

Apresenta encostas levemente onduladas, com solos de textura argilosa, de origem eruptiva, profundos e ricos em matéria orgânica.

Hidrografia:

Nove microbacias hidrográficas, sendo sete delas circunscritas ao perímetro municipal. Principais rios: Paraná, Iguaçu, Tamanduá, São João, Almada, M'Boicy e Monjolo, dentre outros.

Arborização:

Mata subtropical na região do Parque Nacional e floresta tropical de várzea nas margens dos rios.

Fuso horário:

-3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Mapas Turísticos

Meios de acesso ao Município

Aeroporto Internacional Foz do Iguaçu/Cataratas

  • INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
  • Rodovia das Cataratas, Km 16,5
  • Telefone: 3521-4200 / Fax: 3521-4264
  • Telefone Posto Polícia Federal: 3576-5694
  • Site: www.infraero.gov.br / E-mail: agauto@infraero.gov.br

Rodoviária Internacional

Terminal de Transporte Urbano

  • Terminal de Transporte Urbano Pedro Antônio de Nadai
  • Av. Juscelino Kubitschek, 1.385 – CEP: 85.851-210
  • Telefone: 2105-9614
  • Site: www.foztrans.pr.gov.br